Planejamento Tático em Mídias Sociais
- Emily Sousa
- 5 de nov. de 2015
- 3 min de leitura
O planejamento tático é aquele que faz a intermediação entre o nível estratégico e operacional. Geralmente o planejamento tático é projetado a médio prazo e abrange cada parte da empresa, ele traduz e interpreta as decisões do planejamento estrátegico e os transforma em plano concretos dentro de cada setor.
Como colocar o planejamento tático em ação ?
Imagine você que um dos objetivos que você tem para sua empresa seja "conquistar novos parceiros". Como você vai fazer para conseguir estes novos parceiros? O primeiro passo que você precisa ter em mente é qual método deve escolher para aplicar no desenvolvimento de sua ação. Uma forma bem simples e eficiente para o controle da ação é utilizar o método 5W+2H para verificação dos itens.

What O que será feito Why Por que será feito Where Onde será feito When Quando será feito Who Por quem será feito How Como será feito How much Quanto custará
É claro que o exemplo acima é muito básico e serve apenas para ilustrar o assunto. Um projeto de verdade prescinde de muitas análises para cada um dos itens. Além disso, cada um dos itens poderá ter respostas ou descrições múltiplas, enquanto outros poderão ter uma descrição simples e única. O ideal é construir uma planilha descrevendo funções e responsabilidades, visando a facilidade de acompanhamento do plano de ação.
O que é Mídia Social e como utilizar na sua empresa ?
Todas as empresas querem atingir suas metas anuais e manter seu sucesso em longo prazo, porém para conseguir os dois, elas devem focar as alavancas dos negócios para alcançar resultados em curto prazo. A velocidade e inovação continuam sendo vantagens competitivas em todas as áreas de atuações. As mídias sociais podem capacitar as empresas e trazer novas ideias para alcançar seus objetivos e dar frutos mais rápidos. Em um mundo tão conectado como o que vivemos, quem não se atualizar constantemente e não oferecer produtos de qualidade para seus clientes ficarão para trás. A ferramenta das mídias sociais, possibilita que pessoas ofereçam suas ideias e experiências quando o time de um determinado projeto sinaliza que precisa de assistência. Muitas empresas já estão aproveitando os recursos das mídias sociais para estimular o desempenho em curto prazo, desta forma exige-se qualidade e agilidade na produção de conteúdo, e também uma capacitação mais asertiva de seus colaboradores para usar as ferramentas de forma que a empresa saia ganhando. Embora os benefícios dos negócios das mídias sociais sejam importantes, muitos líderes das empresas e executivos corporativos estão mal preparados para dominá-las estrategicamente. Minha meta aqui é apresentar a variedades e gamas de riquezas das mídias sociais e também oferecer uma compreensão sobre o tema.
A disseminação de informação através da internet tornou o mundo mais conectatado e acima de tudo trouxe mais rapidez para levar uma mensagem de um país para o outro. Todo mundo sabe, que as redes sociais são os sites mais acessados em diversos países, incluindo o Brasil no ranking com maior número de usuários. De acordo com estatísticas, os sites como Facebook , Twitter e Instagram representam em média, 75% dos acessos diários dos internautas brasileiros que não abrem mão das facilidades de comunicação das redes sociais. Neste contexto essencialmente digital, é necessário que as empresas invistam nos famosos perfis corporativos como uma forma extremamente eficaz de marketing e divulgação da marca. Um pesquisa realizada pela Revista Business Week constatou que os empreendimentos que apostam nas mídias sociais possuem melhores resultados em suas receitas e lucros, além do crescimento da popularidade de sua marca.
Comments